Apoio Pedagógico Especializado nas Dificuldades de Aprendizagem
O conceito de dificuldades de aprendizagem (DA) surgiu da necessidade de se compreender a razão pela qual alunos experienciam insucesso escolar, especialmente em áreas académicas como a leitura, a escrita ou o cálculo.
Um aluno com DA é um aluno com um potencial para a aprendizagem médio, ou acima da média, sendo este aspeto um fator de grande importância a transmitir-lhe no sentido de o ajudar a situar-se e a compreender as suas áreas fortes e dificuldades.
As dificuldades de aprendizagem podem afetar um número considerável de capacidades cognitivas necessárias para o desenvolvimento de aptidões pré-académicas e, consequentemente, impedir uma aprendizagem com sucesso.
Sinais de Alerta
A criança:
- Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções;
- Revela dificuldades em relembrar o que alguém acaba de dizer;
- Não domina as destrezas básicas de leitura, escrita e/ou matemática;
- Perde ou extravia o seu material escolar com facilidade;
- Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o “ontem”, com o “hoje” e/ou “amanhã”;
- Manifesta irritação ou excitação com frequência;
- Demonstra desmotivação pelas tarefas escolares e um sentimento de incapacidade.
- Desenvolvimento de um programa de intervenção individualizado para responder às necessidades de cada caso;
- Registo de acompanhamento semanal ou bissemanal;
- No processo de intervenção podem ser incluídas áreas como os pré-requisitos da leitura, escrita e matemática, as funções executivas (ex. memória, manutenção da atenção, perceção e raciocínio), e os métodos e hábitos de estudo.
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