Menu
Apoio Pedagógico Especializado nas Dificuldades de Aprendizagem

Apoio Pedagógico Especializado nas Dificuldades de Aprendizagem

O conceito de dificuldades de aprendizagem (DA) surgiu da necessidade de se compreender a razão pela qual alunos experienciam insucesso escolar, especialmente em áreas académicas como a leitura, a escrita ou o cálculo.

Um aluno com DA é um aluno com um potencial para a aprendizagem médio, ou acima da média, sendo este aspeto um fator de grande importância a transmitir-lhe no sentido de o ajudar a situar-se e a compreender as suas áreas fortes e dificuldades.

As dificuldades de aprendizagem podem afetar um número considerável de capacidades cognitivas necessárias para o desenvolvimento de aptidões pré-académicas e, consequentemente, impedir uma aprendizagem com sucesso.

Sinais de Alerta

A criança:

  • Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções;
  • Revela dificuldades em relembrar o que alguém acaba de dizer;
  • Não domina as destrezas básicas de leitura, escrita e/ou matemática;
  • Perde ou extravia o seu material escolar com facilidade;
  • Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o “ontem”, com o “hoje” e/ou “amanhã”;
  • Manifesta irritação ou excitação com frequência;
  • Demonstra desmotivação pelas tarefas escolares e um sentimento de incapacidade.

Intervenção:
  • Desenvolvimento de um programa de intervenção individualizado para responder às necessidades de cada caso;
  • Registo de acompanhamento semanal ou bissemanal;
  • No processo de intervenção podem ser incluídas áreas como os pré-requisitos da leitura, escrita e matemática, as funções executivas (ex. memória, manutenção da atenção, perceção e raciocínio), e os métodos e hábitos de estudo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Voltar