Menu
Avaliação Psicológica

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica  visa compreender a natureza e extensão dos problemas que motivaram o pedido de consulta. O processo de avaliação pode estender-se por vários encontros, e mobilizar vários agentes e recursos, em função da especificidade do caso. Apostando num trabalho em rede, para além do indivíduo avaliado, poderão participar no processo familiares, professores ou outros significativos.

Entre as metodologias usadas destacam-se a entrevista, as baterias de avaliação intelectual e funções executivas (atenção, memoria, planeamento), as técnicas projetivas ou os questionários de comportamento.

O processo permite a descrição dos níveis de funcionamento do sujeito alvo de avaliação em várias esferas (p.e. socioafetiva, cognitiva, psicopedagógica), viabilizando o despiste e/ou diagnóstico de situações clínicas específicas (p.e., perturbação de hiperactividade com défice de atenção, dislexia, sobredotação, problemas do foro afetivo).

O processo de avaliação culmina na devolução de resultados, onde são referidas as principais conclusões bem como realizadas recomendações de intervenção e/ou encaminhamento.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Voltar