Menu
Orientação Vocacional

Orientação Vocacional

Escolher um futuro profissional é um processo que exige reflexão e cuidado. Pressupõe, por isso, que os adolescentes tenham conhecimento de si próprios, assim como informação escolar e profissional que os ajude a sustentar a sua decisão.

A Orientação Vocacional surge como um elemento facilitador neste contexto, e pretende orientar e capacitar o jovem no conhecimento e exploração das suas aptidões, interesses, atitudes, motivações e aspirações, dando simultaneamente informação disponível sobre as várias opções e oportunidades dos percursos escolares e profissionais, proporcionando uma tomada de decisão mais madura e consciente.

Escolher o nosso futuro é um processo que exige reflexão e cuidado, logo pressupõe que os adolescentes tenham conhecimento de si próprios, assim como informação escolar e profissional que os ajude a sustentar a sua decisão. A Orientação Vocacional surge como um elemento facilitador neste contexto, e pretende orientar e capacitar o jovem no conhecimento e exploração das suas aptidões, interesses, atitudes, motivações e aspirações, dando simultaneamente informação disponível sobre as várias opções e oportunidades dos percursos escolares e profissionais, proporcionando uma tomada de decisão mais madura e consciente.

O processo de orientação vocacional decorre ao longo de um conjunto limitado de sessões e engloba os seguintes pontos:

  • Contextualização e envolvimento do sujeito no processo;
  • Dinamização de exercícios visando promover o auto e heteroconhecimento;
  • Aplicação de instrumentos de avaliação visando caraterizar o perfil de preferências, interesses e competências de raciocínio diferencial;
  • Entrevista de devolução de resultados e apresentação de percusos pós 9º ano/12º ano.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Voltar