Menu
Terapia de Casal

Terapia de Casal

O que é a Terapia de Casal?

Vivemos numa época de muitas mudanças. Os desafios crescentes enfrentados no contexto dos relacionamentos amorosos levam a que a procura de terapia, por parte dos casais, seja crescente. Quando as críticas, as queixas e os não-ditos ganham demasiado espaço na relação, a terapia de casal pode constituir uma ajuda na construção de novos olhares sobre o nós e o lugar de cada um na mesma.

Uma vantagem da terapia de casal, quando a crise se instala no par conjugal originando desajustes crescentes, reside na possibilidade de se coordenar uma mudança simultânea em ambos os membros, de acordo com os seus objetivos.

Um mais Um não são Dois mas, neste caso, Três: O EU, o TU e o NÓS.  E é nestas dimensões que a intervenção se processa, com o objetivo de dar resposta às dificuldades e queixas trazidas e valorizadas por cada um, procurando assim fortalecer as dimensões centrais da conjugalidade, quando esse é o caminho que ambos estão dispostos a percorrer. Pode, em contrapartida, ajudar a tornar claro que cada um deve seguir o seu próprio caminho, ponto de viragem tantas vezes tão difícil de assumir, tanto para si, como perante os outros.

Em que situações está indicada?

O arrefecimento do sentimento inicial do casal, o desgaste provocado pelas exigências familiares e profissionais (ou falta delas), e as solicitações contínuas que desafiam os casais em diferentes alturas do ciclo de vida colocam-nos, por vezes, numa posição de “elo mais fraco” onde nem sempre o compromisso, a intimidade e a paixão se cruzam de forma a garantir  a satisfação e o bem estar de ambos. Em contrapartida, as queixas, as críticas e os não-ditos assumem um espaço cada vez maior na relação, fragilizando-a progressivamente. A literatura científica refere que em média os casais insatisfeitos demoram 6  anos até procurarem ajuda, e quanto mais tempo passa mais os problemas tendem a agravar-se e a cronificar.

Como se processa?

Na Terapia de Casal estão presentes geralmente dois terapeutas. O seu propósito não é dizer quem está certo ou errado, mas antes estabelecer uma relação de ajuda com ambos os elementos do casal, proporcionando um contexto  facilitador da expressão das emoções, das preocupações e das necessidades individuais e conjugais.

Durante as sessões de terapia de casal, poderão ser usadas estratégias específicas com o objetivo de ajudar o casal a reencontrar outros olhares sobre si próprios, sobre o outro e sobre a a relação. Ao ensaiarem-se  formas alternativas de ser, estar e sentir, promove-se aquilo que funciona bem no casal e poderão quebrar-se velhos padrões de comportamento não funcional, e dos quais frequentemente já nem se apercebem ou sentem impotência face à possibilidade de mudança.

As sessões são geralmente  espaçadas cerca de 3 a  4 semanas e  têm uma duração limitada no tempo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Voltar